domingo, 30 de novembro de 2014

E agora, acabou?

Hellooooooooooooooooooo...
Então, eu entrei em uma fase da minha vida que eu tinha muito medo de enfrentar... Aquela fase clichê de quando você, estudante, chega ao fim da sua jornada escolar. Pare de rir, não é coisa boba! É assustador, só que você não imagina o quanto até que ela chega até você e belisca o seu bumbum.
No fim da jornada, você se depara com as novas cobranças - precisa se inscrever para o vestibular, precisa passar, precisa estar em dia com os estudos, precisa entrar na faculdade, precisa escolher o que quer fazer do seu futuro... HELP! Os Beatles tinham razão, nós precisamos de ajuda! São muitas escolhas a serem feitas de uma só vez! Já pensou na dor de cabeça? Haja sorvete para acalmar os ânimos...
Você deve estar pensando que não há como piorar, mas eu ainda não terminei... Muahaha. A pior parte, pelo tanto de coisas que eu já ouvi a respeito, seria a despedida dos seus amigos. No último dia, você percebe quanta falta vai sentir desses endiabrados que atazanaram a sua vida o ano inteiro e fica mais ou menos assim:

Sim, eu sei. É triste.
Eu sinto muita raiva daquelas pessoas que insistem em dizer que o fim do colégio é o fim de algumas amizades, e que elas não serão levadas até a faculdade. Isso transforma esta nova etapa da vida em uma serra elétrica para as amizades! Não pode ser assim!
Nós sabemos que as amizades verdadeiras, aquelas que nós cultivamos por tantos anos, não podem acabar assim, apenas com o fim do colégio. A vida não funciona assim, as pessoas não funcionam assim. Se algo é muito importante para você, não são coisas pequenas que vão estragar o que você vem cultivando com tanto esmero. Amizades são como pequenos cristais - você os carrega nas mãos com cuidado, protegendo-os dos solavancos do caminho. Você é o responsável por decidir o quanto é preciso cuidar daquele cristal, quanta falta ele fará se quebrar. Assim são as amizades durante a vida. Você pode levá-las consigo durante a sua caminhada, mas você é quem decide o quanto elas realmente valem a pena.
Os amigos de verdade não se vão apenas com um sopro do vento, com uma mudança, com um afastamento inesperado, com uma nova fase da vida. Eles permanecem ali, eles te ajudam a vencer as distâncias, eles te dão motivos para continuar a construir a amizade. Sem falar dos melhores amigos - aqueles que já se tornaram irmãos e que, independentemente do que aconteça, você os leva consigo no coração, no pensamento, até mesmo nos olhos.
As amizades só precisam acabar se você quiser que elas acabem. Ela pode ser cultivada por anos e anos - se ambos os lados desejam-na, ela sobreviverá. O mundo de hoje é extremamente interligado e globalizado, é muito fácil manter contato com aqueles de quem se gosta.
Perdê-los? Isso é coisa de gente boba.
Se você tem amigos, melhores amigos ou mesmo irmãos que deseja levar consigo em sua vida, não os deixe ir. Pelo menos, não por qualquer pedrinha no caminho. Saiba dar valor àquilo e àqueles que realmente importam. É clichê? Claro que é, mas eu não te perguntei nada.
E agora, acabou? Não.
Nós não escolhemos os começos, mas com certeza podemos decidir os finais.

- Laila.


sábado, 22 de novembro de 2014

Não olhe agora... O que é isso atrás de você?

Olá!
Bom, desta vez eu vou discutir um pouco com você sobre medos. Do que você tem medo?
Você, provavelmente, está se lembrando do último filme de terror no qual você quase mijou nas calças de medo, ou mesmo do seu amigo estraga-prazeres que não tem medo de nada e ainda ri das cenas de susto. Eu, no entanto, não estou falando desse medo momentâneo.
Eu estou falando do verdadeiro medo.
O ser humano é um animal racional. Apesar disso, sua lista de medos é extensa e variada. O medo é algo irracional, mas ninguém liga para isso - você tem medo de alguma coisa e ponto final. As pessoas podem ter medo de muitas coisas, tais como - insetos, escuro, palhaços, morte, barulhos, altura, sangue, água, aranhas, cobras, cavernas, solidão, animais com dentes muito grandes... A lista é extensa, como eu já disse, então vamos deixar em aberto a sua continuação.
Deixe-me contar uma coisa para você - sentir medo é uma reação natural do organismo. O medo serve até mesmo como uma forma de proteção, ele pode evitar que você corra riscos que podem custar a sua vida, a sua sanidade ou o bem-estar do seu corpo. As pessoas que não sentem medo acabam se tornando inconsequentes, e isso, sim, é uma coisa ruim.
O medo existe desde os primórdios do mundo.
Certos medos nós acabamos por superar ao longo dos anos, aqueles medos pequenos que se tornam ainda menores com o passar do tempo. Outros, um pouco maiores, exigem um tantinho a mais de esforço. Certas vezes, você vai precisar enfrentar os seus medos e fugir deles vai ser a pior alternativa. Confie em mim, é difícil, mas não é impossível. Você consegue.
Se você tem algum medo e acha que não é capaz de superá-lo por sua própria conta, vá atrás de ajuda. Peça ajuda aos seus amigos, aos seus familiares ou até mesmo o auxílio de um profissional. Não há nenhuma vergonha em sentir medo, lembre-se de que ele é algo natural. A pior coisa que você pode fazer consigo mesmo é viver a vida mergulhado em medos. Eles podem te restringir, podem fechar algumas portas na sua vida. Sendo assim, é melhor enfrentá-los antes que eles tomem o controle e seja ainda mais difícil fazer a volta.
Se você é uma pessoa que gosta da sensação de medo, tudo bem. Se você é uma pessoa que se assusta ou se impressiona com muita facilidade, evite se expor à situações onde você possa estar sujeito ao medo. Evite filmes de terror, não leia histórias de terror, não converse sobre terror. Peça para que as pessoas próximas a você respeitem isso. A prioridade é preservar você.
O medo sempre existiu e sempre existirá. Não deixe que ele controle a sua vida!
E você, tem medo do quê?

 
- Laila.


domingo, 16 de novembro de 2014

Volte já aqui, sonho!

Olá!
Cara, eu vou te contar uma coisa. SONHOS SÃO MUITO DIFÍCEIS DE ALCANÇAR!
Que raiva! Parece que os sonhos são iguais a balões de hélio - um descuido seu e eles se soltam das suas mãos ou da sua imaginação e simplesmente saem voando, para bem longe... E você fica igual a um canguru torto, correndo e pulando atrás para pegar o sonho de volta.
Nós, seres humanos, já somos em mais de sete bilhões ao redor do mundo. Pense você quantos sonhos já existem e estão sendo realizados! A cada vez que o dono de um sonho morre, outro nasce para dar continuidade a um novo sonho. É um ciclo sem fim, que nos guiarááááá... Na dor e na emoçããããão...
Eu sei, isso é do Rei Leão, mas o que eu posso fazer se a ideia é boa?
Enfim. Eu estou te dizendo que os sonhos são muito difíceis de alcançar por experiência própria. Eu mesma estou vivendo essa dificuldade. As pessoas possuem sonhos muito variados - algumas sonham em viajar para algum lugar exótico, outras sonham em nadar com golfinhos ou visitar os recifes de coral, outras ainda sonham em morar em outro país, conseguir um emprego melhor, encontrar a sua alma gêmea... O meu sonho, por exemplo, é publicar o meu livro. Eu sou escritora desde que nasci, mas só fui me descobrir aos sete anos de idade. Desde então, estou escrevendo livros e histórias diversas e poesias há uma década. No entanto, existem milhares de outros escritores no Brasil e no mundo que competem por notoriedade. Afinal, o sonho de todo escritor é ter o seu trabalho reconhecido. Para obter destaque nessa área, é preciso ser o melhor ou ser muito sortudo.
Eu estou na busca para a realização desse sonho. Estou fazendo tudo o que está ao meu alcance, e estou enfrentando muitos obstáculos pelo caminho - não é nada fácil, já me diziam os amigos e os familiares. Quer saber? Eles tinham toda a razão.
Vou te dizer uma coisa, e quero que você preste muita atenção - se você tem um sonho e deseja muito que ele se realize, não desista jamais. Ele pode demorar muito para acontecer, mas a possibilidade existe e você não deve deixá-la escapar. Você irá encontrar muitos obstáculos no seu caminho, talvez você pense que não é bom o suficiente ou que jamais terá um espaço para mostrar do que é capaz, mas isso NÃO É VERDADE! Continue, sempre em frente! Vá atrás, peça ajuda aos seus amigos e familiares! Se você tem um dom, com certeza ele será reconhecido! Aperfeiçoe-se, seja sempre o melhor que você pode ser, as portas sempre se abrem a pessoas assim!
Sonhos são coisinhas muito difíceis de alcançar, vai por mim, eu sei do que estou falando. No entanto, eu acredito que você seja capaz de alcançar o seu.
Não desista nunca! A sua chance ainda vai chegar. O seu balão de hélio ainda retornará às suas mãos.

- Laila.





quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vai que é sua, vestibulando!

Olá!
Esta mensagem é especialmente dedicada àqueles que vão começar ou já começaram a maratona de vestibulares.
Alguns, como eu, ainda vão iniciar essa fase. O Enem já está beliscando o nosso pescoço, e esta é a sua chance de mostrar tudo o que você aprendeu até agora. Eu sei que muitos de vocês estão se sentindo nervosos, até mesmo despreparados - e se tudo o que eu estudei até aqui não for o suficiente??
Lembre-se que o vestibular cobrará de você conhecimentos que você já possui, coisas que você já aprendeu e fará com que você explore novas maneiras de resolver os problemas. Às vezes, não se trata de dificuldade - você só precisa explorar a sua criatividade.
Essa fase que está começando pode parecer um bicho de sete cabeças - ok, talvez quinze cabeças - mas não será tão ruim assim. Você sabe mais do que qualquer outra pessoa o quanto você estudou e se preparou até aqui, e não se atreva a duvidar da sua capacidade! Se você já decidiu o que quer fazer da vida, se você já sabe até onde quer chegar, vai que é sua! Arriscando-se pelos seus sonhos, você só tem a ganhar! Você pode até pensar que algumas coisas estão além do que você consegue fazer, mas não transforme isto em uma regra. Se você realmente quiser alguma coisa, eu sei que você vai fazer de tudo para conseguir. Se você ainda não decidiu o que quer fazer do seu futuro, sem estresse! Você ainda tem muito tempo para decidir! Busque informações, converse com os seus amigos, com os seus professores, visite universidades! O mundo, por mais que não pareça, ainda tem muito espaço para você.
Aqui vão algumas dicas que recebi de professores e amigos, e que podem te ajudar a lidar com a pressão:
- RESPIRE FUNDO! Eu sei que parece assustador, mas você consegue! Pare de duvidar da sua competência. E, se você está seguro de si, compartilhe essa confiança com os outros!
- O TRAVESSEIRO É SEU AMIGO! Durante a fase de vestibulares, é muito importante deixar o organismo descansar o suficiente. Durma direito para que o seu desempenho nas provas seja o melhor possível, para que você aguente a longa duração das avaliações.
- SAI DE MIM, LEI DE MURPHY! Você já sabe - sempre pode acontecer um imprevisto na hora H! Para evitar transtornos, separe a documentação necessária, a ficha de inscrição, os materiais obrigatórios, até mesmo um lanche esperto. Faça isso dois dias antes! Desse modo, as chances de acontecer alguma coisa inesperada se reduzem muito!
- NÃO DESISTA NUNCA! Se, por algum acaso, você não conseguir entrar na faculdade que deseja... Nada de surtar! Você pode tentar de novo no ano que vem! Isso não significa que você não seja bom, não deixe que ninguém te diga que você não é bom! Você ainda receberá muitas oportunidades, fique tranquilo! Sempre é hora de tentar mais uma vez.
- VÁ PELO FARO! Comece pelas áreas nas quais você possui mais facilidade. Isso pode te deixar mais confiante para resolver as questões mais difíceis. Não perca tempo! Interprete, leia de forma dinâmica, use toda a sua força de vontade!
Só o que me resta lhes dizer agora é BOA PROVA! Já dizia um grande professor meu que sorte só se deseja àqueles que não se prepararam.
 
 
- Laila.