sexta-feira, 27 de março de 2015

O que não muda, transforma...

Querido amigo, chegue mais perto. Beba uma xícara de café quente com uma amiga louca!
Hoje, as árvores me contaram uma história. Falo sério! Nem eu mesma esperava por isso! Quando elas falam, porém, é interessante se aquietar para ouvi-las. Sob os galhos acolhedores, eu descobri que o mundo não mudou. Na verdade, ele nunca o fez. A natureza não mudou, as pessoas não mudaram e isso nunca vai acontecer. Impossível, pensava eu, que mentira mais cabeluda! Como podem as coisas ser sempre as mesmas se nada aos olhos é sempre igual?
Percebi, com espanto, que elas estavam certas. Mudar significa deixar de ser aquilo que se era para se tornar algo diferente. Sendo assim, o que havia anteriormente se perdeu e deu lugar a uma coisa nova. Amigo, ensinaram em nossa infância que, na natureza, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma! Diga-me, onde é que se encaixa essa mudança da qual tanto falam?
Aquelas árvores tinham toda a razão, se você quer saber.
É tão confuso, meu amigo. As pessoas esperam mudanças umas das outras e só o que conseguem é decepção! Ninguém vai mudar, as pessoas não conseguem deixar de ser quem elas são, elas só aprendem a esconder o lado de que não gostam, que as envergonha. No entanto, eu descobri algo maravilhoso - elas se transformam.
Os seres vivos não mudam, eles se adaptam. É de sua natureza serem maleáveis para que possam se ajustar às intempéries do mundo. Eles nunca mudam, nunca deixam de ser quem são, mas eles se adaptam na medida da necessidade e é isso o que os nossos olhos se esquecem de ver. Evoluímos, nos adaptamos, abrimos um caminho até aqui.
É belo, meu amigo, abra os olhos! Tudo se transforma o tempo todo, não há descanso para a criatividade da vida! Se nós começarmos a procurar transformações nos outros ao invés de mudanças, talvez a decepção fosse menor.
Passe-me o açúcar, amigo, e veja como a loucura pode se transformar numa boa história...

 
 
- Laila.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


2 comentários:

  1. Excelente texto, gostei bastante da forma como as palavras foram conduzidas até o desfecho. Poético define, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Lia! Digo que minha felicidade por você ter gostado do texto é genuína! ^^

      Excluir