O tema de hoje é um assunto que, pela primeira vez, eu senti na pele - Friendzone.
Não faça essa cara de perdido! Eu sei que você também já sentiu isso ou já viu acontecer com alguém.
Se você ainda não sabe do que eu estou falando, eu explico. A famosa friendzone é quando, no caso, você está interessado em alguém - normalmente um amigo ou uma amiga - e essa pessoa descarta qualquer tipo de relação a mais com você, ela te coloca na "zona da amizade", que seria a tradução literal do termo em inglês. Muitos podem ser os motivos. Às vezes, a outra pessoa realmente não sente nada a mais por você além da amizade. Em outro caso, ela pode ter medo de estragar a amizade ao iniciar uma relação mais íntima. Mais ainda - ela pode ter medo de perder completamente a amizade com você, e por isso já te colocou direto na friendzone para sair desse perigo.
A fossa, no entanto, é mais embaixo.
É claro que, quando se gosta de alguém, o sentimento não se vai de um dia para o outro. Ninguém consegue dormir gostando de uma pessoa e acordar indiferente a ela no dia seguinte. Isso seria loucura pura. A situação entre as pessoas envolvidas se torna bastante delicada - qualquer pisada em falso pode colocar a perder muito do que elas já construíram juntas até então. Os sentimentos, meu amigo, são como diabinhos - eles estão sempre brincando com você ou atormentando as suas madrugadas. A situação fica ruim para o interessado, que, ao perceber que não é correspondido em seu sentimento, pode acabar mergulhando em tristeza por um tempo. Em casos mais graves, há pessoas que entram em depressão, e nesse caso é melhor buscar cuidados médicos. A situação também fica ruim para o alvo do interesse, que, ao se sentir pressionado a corresponder ou dar uma resposta, pode escolher se afastar do outro até o problema sumir.
Ambos sabem, no entanto, que o problema não vai sumir. Diferentemente das suas roupas que saem sujas da sua gaveta e retornam limpas, o seu problema não vai sair cabeludo da sua vida e voltar barbeado. Muitas vezes, é preciso que ambos os lados tenham maturidade para lidar com isso da melhor maneira possível.
Uma alternativa para problemas com friendzone é sentar e conversar. Sejam sinceros um com o outro, exponham seus medos e receios em relação ao que vai acontecer com a amizade. Eu entendo que, talvez, muitos tenham certa dificuldade em se abrir para discutir relacionamentos, mas o outro não vai conseguir adivinhar o que se passa na sua cabeça a menos que você lhe conte. Ele não tem obrigação nenhuma de adivinhar, e o mesmo vale para você.
É difícil? Claro que é, ninguém gosta de ser jogado na friendzone. Muitas pessoas, inclusive, não conseguem se acostumar com a etiqueta de "melhor amigo" que receberam e acabam por se afastar do outro. Se você realmente julgar que a amizade vale o esforço, lute por ela e supere os problemas aos poucos, sem pressa. Mas, se você achar que o convívio está te fazendo algum mal e precisar de um tempo só para você, não tenha medo de tomar uma atitude. Se um dos lados não está feliz, significa que há algo errado naquela amizade. É preciso que um saiba respeitar o sentimento do outro e vice-versa.
Lembre-se de que, assim como você, ninguém gosta de receber etiquetas.
- Laila.